terça-feira, 28 de julho de 2009

SÍNTESE CONCLUSIVA

Através de todo contéudo que tivemos acesso nessa discplina, o que se pode notar é que existem muitas formas de alfabetizar uma criança da maneira mais dinâmica possível. Embora todo o estudo que venha sendo realizado nessa área é um esforço de melhoria para esse setor que apresenta hoje muita deficiência, na prática ainda vê-se muitas dificuldades de se aplicar o que é estudado na teoria. Não que isso aconteça sempre, começar a entender os processos de alfabetização, como a criança toma possse desses processos de desenvolvimento da leitura e escrita é muito importante.
Estar a par de tudo que a criança precisa para seu melhor desenvolvimento, tal como explorar diferentes tipos textuais, dar seu exemplo como adulto, relacionar ações e objetos, dar liberdade para a criança produzir, socializar leitura e escrita, utilizar o lúdico, relacionar som e letra...enfim muitas outras coisas que foram abordadas são de grande valia para que se concretize com sucesso um processo de alfabetização.
Podemos notar também com nosso o estudo que a todo momento é ressaltado a importância de dar valor ao que a criança já sabe, partir da "leitura que a criança faz do mundo", reconhecer a bagagem que ela traz de fora da escola, as diversas fontes das quais ela já recebeu inforemação antes de chegar lá. Procurar sempre aguçar a curiosidade dela, responder seus questionamentos porque é uma forma muito eficiente dela aprender.
É importante notar também que foi levantada a questão do valor que tem que ser dados aos diferentes contextos sociais em que uma criança está inserida, desde as classes mais bem favorecidas financeiramente que pressupõe que a criança venha com uma bagagem maior, as classes mais desfavorecidas que pressupõe uma bagagem menor de conhecimento. Essa questão é desmistifica pois fica claro que todos tem condições de aprender as mesmas coisas, todos tem potencial. A linguagem, a forma, o ritmo que vai ser ensinado talvez possa ser diferente, porém o contéudo do que vai ser aprendido será o mesmo.
Foi evidenciado os problemas cognitivos das crianças, que as vezes é um problema para nós entendermos o que ela quer dizer com sua escrita, após essa estudo fica muito melhor esse interpretação. Esse passo a passo do aprendizado, do conhecimento menor para o maior, essas representações pré-alfabéticas, silábicas, silábico-alfabéticas, a relação entre o todo e as partes, a hipótese de quantidade mínima, a hipótese de variedade interna, é tudo muito interessante, e necessário para que se conheça melhor a criança e a forma como se vai trabalhar com ela.
Enfim não se pode dizer que vai funcionar na prática de imediato todo o conteúdo que for aplicado, mas o que pode-se dizer é que quando se estiver diante de uma sala de aula vai se levar muito mais a sério a criança como um todo, como um ser cheio de conhecimento, que precisa precisa orientações. E o que não vão faltar são meios de estimular seu desenvolvimento.