Emília Ferreiro traz nesse texto a questão de que mesmo antes das crianças poderem de fato ler, elas procuram interpretar textos que estão a sua volta ( embalagens, livros, cartazes). Estudar essas interpretações é importante para ter sempre em mente que a criança traz uma bagagem consigo, e não vai aprender do nada.
O processo de leitura é caracterizado pelas fontes de informação visuais e não-visuais as quais o leitor recorre. As visuais são as informações gráficas, e as não-visuais são as do conhecimento da língua do leitor, e dos temas envolvidos. A leitura é um processo de coordenação de informações, e tem o objetivo final de obter um significado expresso lingüisticamente.
Nesse texto o objetivo é se limitar a alguns desenvolvimentos na interpretação da escrita que se destacam, que ocontece com crianças que não sabem ler, e com crianças que nem mesmo conhecem o valor sonoro de algumas letras.
No início uma seqüência de letras para uma criança representa o nome de um objeto. O significado do texto escrito, depende do contexto. As crianças fazem uma distinção "o que realmente está escrito" em um texto não é considerado "o que pode ser lido" no mesmo texto. Crianças de classe média por volta dos 4 ou 5 anos tem algum conhecimento das funções sociais da escrita. Suas primeiras interpretações dependem de de condições externas e internas.
Quando entendemos que são as mesmas estruturas que intervêm nas noções matemáticas e na da língua escrita, vemos que não se pode manter a divisão dos conteúdos escolares como são hoje, há de se repensar o currículo.