terça-feira, 28 de julho de 2009

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PORTIFÓLIO

Desde o início até hoje ainda vejo dificuldades em lhe dar com o portifólio eletrônico.Claro que aconteceu uma evolução significativa em comparação a quando o blog havia sido construido, mas ainda não tenho domínio pleno das diversas possibilidades que podem ser desenvolvidas.
Não há dúvidas de que a avaliação formativa é interessante pelo fato de não se ater a um momento avaliativo e sim no processo, porém a dificuldade do domínio desse tipo de avaliação é prejudica o seu resultado final. Em contrapartida esse tipo de avaliação proporciona uma autonomia, te dá certa liberdade, você fica mais seguro no criar.
O que é muito importante nesse tipo de avaliação que sempre foi muito ressaltado e podemos vivenciar todo momento naprática é o fato de poder corrigir, acrescentar ou retirar algo da sua produção depois de publicada. Todos sabemos que na avaliação tradicional se você errou naquele momento seja por nervosismo, seja porque "deu um branco" você não tem uma segunda chance está errado e pronto.A possibilidade de estar em contato com os portifólios dos colegas também ajuda muito, pois todos podem se ajudar quando tiverem dificuldade.
Quanto aos propósitos específicos boa parte do resultado me pareceu satisfatória. O que eu buscava consegui um bom conhecimento e esclarecimento, ficando outras coisas um pouco superficiais ainda.
O propósitos gerais foram cumpridos na medida do possível, como já disse n oinício tive mais dificuldades, mas depois pude me familiarizar melhor com esse tipode avaliação que para mim como para muitos foi novidade.Tive muitos problemas com o manuseio das diferentes ferramentas tecnolóigicas, e essa superação ainda está em processo. Acredito que o evidenciar dos processos de aprendizagem foi satisfatório.
Falando dos descritores meu maior problema foi com o cumprimento de prazos, por diversos contra-tempos que ocorreram ao longo do período, nenhum momento por falta de compromisso com essa responsabilidade. O desenvolvimento foi relativamente bom, alguns momentos forma mais aproveitados que outros.Não foi muito explorada a utilização de múltiplas linguagens, me foquei mais na linguagem escrita.
No geral procurei realizar os trabalhos propostos e meu entendimento apesar de estar presa a algumas dificuldades que ainda estou tentando superar. Tanto por ser algo interessante, como pelo fato de ter barreiras ainda a superar pretendo continuar utilizando o blog com diferentes trabalhos. Vai ser importante para minha carreira profissional e para minha adaptação a esse tipo de avaliação que me aprofunde mais no manuseio do portifólio.