sábado, 9 de maio de 2009

REFLEXÃO SOBRE O TEXTO "CONSTRUINDO O PORTIFÓLIO ELETRÔNICO"

Esse texto é de grande importância, pois nos põe a par desse tipo de avaliação inovadora, que é a avaliação formativa, que para mim era algo muito vago. Apesar de ainda estar me adaptando a essa nova idéia, através do texto pode-se dizer que "abriram-se as portas" para o esclarecimento sobre esse novo tipo de avaliação que começa a ser bem difundida.
O texto traz também o foco de estudo da nossa disciplina com toda a ementa, o que considero muito importante, pois mesmo sendo disponível por outras vias, muitas das disciplinas já se passaram sem que eu soubesse se o conteúdo que estava sendo transmitido estava de acordo com a ementa. Claro que há flexibilidade para trabalha-la, porém não se pode fugir completamente dela, o que pode ter ocorrido.
Retomando o assunto da avaliação formativa, ela é importante pois valoriza o processo, e não funciona como as avaliações "tradicionais", que tem como objetivo "medir" o conhecimento apenas num dado momento, intimidando o avaliado. Com a avaliação formativa você tem a oportunidade de perceber suas dificuldades e erros e corrigi-los.
O esclarecimento do que é um portifólio e qual o seu objetivo é relevante, porém para lhe dar com o mesmo na prática para mim ainda é um tanto desafiador, mas nada que a com a prática não se resolva.
O portifólio é o local onde se reunem as produções dos alunos, e assim fica exposto seu desenvolvimento na construção do conhecimento. Nessa forma de avaliação nos alunos somos participantes ativos, e tomamos decisões sobre o nosso desenvolvimento.
O portifólio é uma forma de auto-avaliação. Você se expõe de forma que descobre seus "pontos fortes" e seus "pontos fracos". Também há uma interação, pois você está sempre em contato com os blogs dos demais alunos, e com o do professor é claro.
O texto foi muito norteador para explorar a avaliação formativa e em especial o portifólio, agora o objetivo é se aprimorar a cada dia na formas prática de sua utilização.