domingo, 17 de maio de 2009

GÊNEROS TEXTUAIS

De forma geral existem três gêneros textuais:
O gênero descritivo, o gênero narrativo e o gênero dissertativo.
O texto descritivo é asquele que traduz com palavras aquilo que se viu e se observou. É a representação, por palavras, de um objeto ou imagem. Na descrição não há ação. o que se destaca nesse gênero textual são os substantivos e o adjetivo.
O interessante da descrição é a impressão que ela provoca em nós. O emissor capta a realidade e a transmite, utilizando recursos de linguagem, que o receptor identifique.
Existem dois tipos de descrição: a denotativa que é aquela descrição clara, sem metáforas, e a conotativa que é aquela literária onde se retrata uma realidade além da realidade.
Ex: "Sala de prédio novo no pátio do torel. Ornamentações Liberty na sua clara tonalidade preferida, que funde o verde-mar e rosa-pálido. Duas grandes janelas por onde se perspectiva a baixa e um largo trecho de rio. A parede sul cortada por três arcos envidraçados que dão para uma espécie de estufa rescendente."

O texto narrativo é aquele que discorre os fatos, e´contar. Consite na elaboração de um texto que relate episódios, acontecimentos. A narração é dinâmica. Na redação narrativa, o fato é o núcleo da ação, sendo o verbo o elemento valioso por excelência. Ao escrevermos uma narração, é importante que uma só situação a centralize e envolva os personagens. a sua essência é a criatividade.
O texto narrativo é eminentemente temporal e espacial. o segredo da narrativa está no suspense criado, bem como no desfecho surpreendente. o narrador pode ser personagem, observador ou onisciente.
Ex: "Um idoso morreu, ontem de manhã, após cair em um bueiro destampado em São Gonçalo.Segundo a polícia Alberto S. D., de67 anos, caiu em um bueiro na rua Oliveira Botelho, localizada no bairro de Neves, por volta das 8h de ontem..."

O texto dissertativo vem a ser o uqe trata de um tema abstrato, um assunto genérico.
Consiste na exposição de um assunto, no esclarecimento das verdades que o envolvem, na discussão da problemática que nele reside, na defesa dos princípios, na tomada dde posições.
Caracteriza-se a dissertação pela análise objetiva de um assunto, pela seqüência lógica das idéias, quando refletidas e expressas, pela coerência na exposição das mesmas.
A dissertação exige reflexão e seleção de idéias.
A dissertação baseia-se em três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Ex: "Para uma gestação tranqüila, antes de engravidar, pare de fumar, beber, usar drogas. Consuma ácido fólico três meses antes da concepção. Isso previne a má formação do feto....As mulheres devem lembrar sempre de que a gravidez é a formação de um novo serzinho dentro das suas barrigas e todo cuidado é pouco para o seu bem estar. Agora a saúde não é mais só dela e, sim, dos dois."