quinta-feira, 4 de junho de 2009

CONTEXTOS DE ALFABETIZAÇÃO NA AULA

Esse texto retrata as mudanças no contexto da educação infantil. Traz as duas teorias que se apresentam contrapondo-se a forma tradicional de educação: a construtivista, que está ligada ao desenvolvimento do conhecimento po meio do cognitivo e epistemológico.E a socioconstrutivista que está ligada ao desenvolvimento por meio do social. Essas duas visões possibilitam uma educação mais interativa (a primeira), e pertinente ao meio em que a criança está inserida (a segunda).
O texto vem pontuar muitas situações de alfabetização, deixando assim que o leitor descubra as melhores práticas a serem utilizadas, não um modelo pronto, mas suscita a possibilidade do leitor por sua criatividade em prática.
Fal da importância da interação/observação, e de como é necessário que se utilize diversos tipos textuais, ressaltando sempre qual o seu objetivo, ex: o jornal - é infomativo. É importante que o adulto exemplifique para a criança a função de cada tipo de texto quando se está lendo e escrevendo.
Contribui muito para o aprendizado da criança também a leitura de textos por parte dos adultos as crianças, assim elas podem inriquecer seu vocabulário.
Outra forma é deixar que o aluno produza o texto oralmente , e peça para que ele vá ditando e o professor escrevendo . Assim as pala vras que ele sabe falar mas não conhece a escrita, ele passa a conhecer.
Mas um aspecto que contribui para a aprendizagem é criar um contexto de perguntas e respostas, onde estimule a criança a compreender o que está sendo dito, tire dúvidas, raciocine .
Deve ser muito estimulado na criança o ato de escrever, não só coisas prontas mas também produções delas próprias tendo sempre a leitura como controle da própria escrita. E tem de estimulá-los a produzir textos longos, a fim de que aprendam aspectos discursivos e textuais da linguagem escrita.
Enfim, depois de tantas dicas expostas por esse texto é difícil alguém deixar uma aula "tradicional", monótona.