quarta-feira, 13 de maio de 2009

ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA EM CRIANÇAS DE 5 ANOS

Atividade número 1:

A professora juntamente com os alunos vai criar um trenzinho, com um grau diferente de dificuldade em cada estação:
1º estação - contém as vogais;
2º estação - contém o alfabeto;
3º estação - contém sílabas;
4º estação - palavras.
A medida que a criança percorre as estações, vai melhorando seu desempenho e avançando assim para etapa seguinte.
O objetivo desse jogo é desenvolver as habilidades lingüísticas e cognitivas e desenvolver a compreensão da leitura.

Atividade número 2:

A professora juntamente com os alunos formam um círculo onde ela iniciará a brincadeira contando uma história, ao escutá-la, os alunos entram na narrativa e passam a recopntar a história, a compartilhar as sensações dos personagens. Os gêneros podem variar entre: contos, histórias em quadrinhos, etc...
O objetivo dessa brincadeira é desenvolver a interpretação e a memorização das crianças.

Atividade número 3:

Numa roda de leitura, a professora vai contar para as crianças uma história (Cinderela, Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho, etc). Depois ela pode contar uma historinha da turma da Mônica, em seguida ela incentivará os alunos a identificar quais as diferenças entre um tipo de história eoutra.
O objetivo é incentivar a comparação de diferentes tipos de texto, sendo eles mais ou menos conhecidos.

Atividade número 4:

A professora pode levar para sala de aula um som, e fazer com que as crianças escutem músicas conhecidas, com pequenas paradas onde as crianças vão ficar com a tarefa de completar a música interrompida.
O objetivo dessa brincadeira é estimular a pronúncia clara dos sons, e fazer com que as crianças percebam os sons da língua produzidos por elas mesmas.

Atividade número 5:

A professora com a ajuda dos alunos produzirá pequenos cartões, com determinadas letras que tenham pronúncias e sons parecidos. Durante o jogo cada criança pegará um cartão e sua tarefa será falar uma palavra que contenha as duas letras do cartão.
O objetivo será fazer com que as crianças aaprendam a distiguir as pronúncias de alguns da líungua, tais como: t/d, p/b, q/g, que são muito parecidos.Também fazer com que eles conheçam a ortografia das palavra.

Componentes do grupo: Bruna Alessandra, Kelly Silva, Maria Jósé, Márcia Rocha.